domingo, 7 de setembro de 2008

O TAU AGUARDADO ALBUM DOS FINGERTIPS


Tudo aconteceu em finais de 2003, quando um disco de estreia de uma também estreante banda portuguesa chegou às lojas. O disco chamava-se "All 'Bout Smoke N' Mirrors". A banda, Fingertips.
A banda, formada por Zé (voz), Rui Saraiva (baixo), Domingos Alves (pianista), Alexis Dias (guitarra) e Jorge Oliveira (baterista) começou assim a trilhar o seu próprio caminho na música moderna portuguesa. Nada ao acaso, nada sem querer. Tudo com intenção, tudo por querer. Querer ganhar, querer conquistar o seu lugar ao sol. Em inglês. Para Portugal e o Mundo!
Em All 'Bout Smoke N' Mirrors, todas as letras foram escritas por Zé, que apesar de na altura ter 16 anos de idade, já mostrava uma maturidade poética bastante avançada em que misturava, de um modo simples, o seu lado melodramático, nostálgico, irónico e sonhador.
As músicas, essas, foram compostas por Rui Saraiva e H. Matos, com a excepção de "Lost In My Sleep", da autoria de Alexandre Almeida que de uma maneira simples mas arrojada, embalam na perfeição os poemas.
All 'Bout Smoke N' Mirrors foi um dos maiores sucessos de 2003, tendo sido retirados desse disco dois dos singles mais rodados/escutados nas rádios portuguesas: "Melancholic Ballad (For The Leftlovers)" e "How Do You Know Me".
Mas não só de som se faz os Fingertips. A imagem é uma ferramenta cada vez mais importante e a banda sabendo disso mesmo, apostou forte nesse aspecto. Não só nas fotos de promoção, como também no cuidado visual ("Melancholic Ballad (For The Leftlovers)" e/ou inovação ("How Do You Know Me") dos vídeos. Aliás, o vídeo realizado por João Menezes, foi seleccionado para Festivais internacionais em Torrelavega (Espanha), Leicester e Londres (Inglaterra) e Clermont Ferrand (França).
"Melancholic Ballad (For The Leftlovers)" foi o grande responsável por toda a loucura que invadiu a rádio e televisão portuguesas no ano de 2004: na rádio, o tema atingiu o 1º lugar das músicas mais tocadas e a banda ganhou o galardão de melhor artista nacional da rádio Nova Era; em televisão, o tema fez parte da banda sonora da telenovela Celebridade e fez com que a banda fosse nomeada para dois globos de ouro nas categorias de Melhor Canção e Melhor Grupo.
Mas não se pense que 2004 foi apenas o ano de "Melancholic Ballad (For The Leftlovers)"! O single "Picture Of My Own" foi o tema escolhido por uma marca portuguesa de cerveja para servir de banda sonora à nova campanha.
Ainda em 2004, asseguraram a primeira parte do espectáculo dos The Corrs, no Estádio Municipal de Braga, actuaram no palco principal do festival Vilar de Mouros. Para finalizar o ano, tocaram na passagem de ano com Nelly Furtado.
Durante todo o ano, os Fingertips apresentaram ao seu público uma série de concertos acústicos, sob o título N' Outros Lugares, um concerto intimista e de partilha de emoções.
Já em Janeiro de 2005, no dia 19, os Fingertips gravaram o seu primeiro dvd ao vivo, baseado num concerto acústico dado na discoteca Act, no Porto.
Começam então as gravações de um novo álbum editado em Março de 2006: Catharsis (palavra grega de significa explosão de sentimentos).
Continuando o caminho trilhado pelo disco de estreia, o segundo (e sempre difícil) álbum – Catharsis - confirma os Fingertips não como uma promessa da música nacional mas sim como uma certeza. Prova disso mesmo é o single de apresentação "'Cause To Love You": uma balada bem ao estilo dos Fingertips: melancólica, apaixonada, intensa e cativante.
Em Outubro 2006 e após um Verão com a importante participação no Rock in Rio, os Fingertips apresentam mais um single, desta vez o eleito é "Move Faster", para além da versão normal a banda decidiu convidar Nuno Nobre aka Hydro, para fazer uma remistura do tema. Fazer a ligação dos anos 80 até às pistas de dança de hoje foi o desafio que os FINGERTIPS colocaram a Nuno Nobre, que trabalhou de forma magistral o triângulo Rock-Electro-Dance e marcou a remistura com um mix de influências notáveis.
Maio de 2007 é o mês escolhido para editar o duplo single "Outsider Nº 12" e a balada "You're Gone" como novas apostas para a promoção do álbum "Catharsis".
A razão pela qual a banda decidiu lançar este duplo single é que estes temas foram escolhidos entre fans como os seus preferidos.
Durante o mesmo mês a banda estreia no seu site oficial (www.thefingertips.com) o teledisco do tema "18th of March", gravado por ocasião do Portugal Fashion.
É em Maio também que surge uma das maiores surpresas do ano para os Fingertips, ao serem convidados a realizar a primeira parte do concerto de George Michael em Portugal, após terem tido outras experiências com artistas como os Queen (com o vocalista Paul Rogers), The Corrs e Nelly Furtado.
2008 é o ano do primeiro disco ao vivo dos Fingertips: “Live at ACT" que surge como o cumprimento de uma promessa, ao trazer o registo ao vivo do inesquecível concerto de Natal da banda, realizado a 21 de Dezembro de 2007 na Discoteca ACT, no Porto. Foi um evento único, materializado aliás num apoio do grupo à Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas, para quem reverteu parte das receitas.
De revelação em 2003, os Fingertips assumem-se agora, de vez, como um dos mais interessantes e fundamentais grupos portugueses, ancorados na voz e na poesia de Zé Manuel, que se mostram em toda a sua plenitude neste concerto captado ao vivo, sob o título "Live at ACT".
E a história continua em 2008, com uma digressão nacional e o lançamento também em DVD de “Live at ACT”.

Sem comentários: